Seguidores

domingo, 27 de janeiro de 2013

Como ligar um farol de milha ou algo similar com relê de 4 saídas auxililar.


12 comentários:

  1. posso colocar 2 lâmpadas de 100w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim amigo, fazendo os cálculos fica assim:

      01 rele aguenta 40A de corrente
      Esse mesmo rele precisa de 12 Volts para funncionar (tensão)
      Multiplicando 40x12=480W, então um rele de 12V por 40A aguenta 480W de carga e as suas lâmpadas somam 200W.

      Ok? Abraços.

      Excluir
  2. Tenho uma instalação desse modelo em meu veiculo, porém o relê e a fiação que vai para as lampadas estão esquentando muito. O que poderia ser? uso Lâmpadas normais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo coloque outro relê talvez ele esteja em curto pois muitos tem uma parte eletrônica, nem toda peça nova é 100% boa, já aconteceu de comprar e a peça já estava com defeito, se ligou do jeito que está o único vilão é o próprio relê use fios de boa qualidade

      Excluir
  3. Veja aqui no blog ligação de relês de 3 ou mais pinos

    http://amantesdaeletronicasimples.blogspot.com.br/search/label/Rel%C3%AA%20Auxiliar

    ResponderExcluir
  4. Meu rele está ligado dessa maneira mas o fusível está esquentando mto o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é o primeiro e também creio que não será o último uma dica boa é usar fios nos terminais 87 e 85 use fios de 4 mm de boa qualidade e os demais podem ser de 2,5 mm o fusível pode ser de 20A, fios de baixa qualidade aumentam a temperatura e podem derreter use lampadas de qualidade e não essas chinesas baratas que os balconistas empurram pra gente.

      Excluir
  5. Verdade . Já vi algumas lâmpadas que ficam como bolha , sem controle de qualidade . Não usem lâmpadas de marca desconhecida . Principalmente chinesas . Fora que o fato de serem desfocadas .

    ResponderExcluir
  6. Tenho encontrado esquemas de ligação que colocam o 86 no negativo e o 85 é quem recebe a chave. Fechando o circuito entre o 85 e o 86 fecha o relé para conduzir entre o 30 e o 87. Depois vi que seu esquema só muda a direção da corrente entre o 85 e o 86. Pergunto: faz alguma diferença? É melhor ter o interruptor no lado positivo ou negativo do circuito?

    ResponderExcluir
  7. O que eu mais gostei no seu esquema de ligação é o uso estratégico do fusível. Neste relé, quando se coloca 12V entre 85 e 86, o relé deixa passar energia do 30 para o 87... É muito esperta a forma como ligou, pois toda a corrente passará pelo fusível, protegendo o circuito contra qualquer curto-circuito em qualquer componente adiante.
    Estranhei a ligação quando comparei com outros esquemas da Internet porque, em geral, ligam o 86 com o terra (= polo negativo da bateria). Depois percebi que dá na mesma se trocar 85 com 86 de posição, pois o importante é energizar o par 85-86 quando ligar o interruptor.

    ResponderExcluir